23 outubro 2007

 

Visitas

Estou no Rio de Janeiro, em viagem a serviço, e aproveitando o tempo aqui no hotel para fazer este post.
No feriadão de 12 de outubro tivemos mais uma vez o prazer de estar com nossos pais, que vieram alegrar estes dias. Cada vez acho melhor a presença deles e nos esforçamos para tornar estes encontros o mais agradável possível, de forma a incentivá-los a voltar sempre. Além de ser muito bom para nós aqui, creio que também é bom que eles de vez em quando se desloquem e quebrem um pouco a rotina que vivem em Fortaleza.
E para completar o ciclo de visitas recebemos esta semana Fernanda, amiga de infância de Edna, que mora em São Luis e que eu havia visto ainda criança. Hoje é médica Endocrinologista, mãe e bem de vida. Sua simpatia e disposição são características bem marcantes. Como não conhecia Natal, teve direito aos passeios turísticos reservados aos marinheiros de primeira viagem. São estes passeios que os moradores da cidade raramente fazem, a não ser quando quando chega alguém de fora. A cicerone oficial foi Nídia.
Continuo fazendo minha dieta e caminhadas, e fiz novamente exames de sangue para verificar se as taxas baixaram. Espero que sim, mas o resultado ainda não saiu. No próximo blog divulgo se houve sucesso ou não.
Abraços...Marcelo

06 outubro 2007

 

Promessa é dívida...

Três quilos mais magro depois da última postagem, devido a uma dieta espartana, comprimidos Zyloric e Lipless, pílulas de óleo de linhaça dourada e quase 5 km de caminhada diária, vou cumprir a promessa feita de contar rapidamente a história dos mártires de Cunhaú e Uruaçu, história esta que ensejou um feriado no dia 3 de outubro aqui no RN.

Na segunda metade do século XVII, nos idos de 1645, os holandeses estavam dominando o Nordeste. Haviam invadido o Forte dos Reis Magos e adentraram o estado através do rio Potengi. Contavam com a ajuda dos índios Janduis, Potiguares e Tapuias. Havia um alemão chamado Jacó Rabe que estava a serviço dos holandeses, e era conhecido por sua brutalidade e selvageria. Os holandeses eram calvinistas e não aceitavam que os católicos brasileiros e portugueses professassem sua fé. Chegaram a Cunhaú num domingo, quando os poucos moradores da cidade participavam de uma missa, celebrada pelo padre André de Soveral, um idoso de mais de 80 anos. Penetraram na Igreja, fecharam as portas e mataram todos, com requintes de crueldade, inclusive o padre. Poucos dias depois repetiram o feito na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, a 18 km de Natal, onde chacinaram cerca de 80 pessoas, inclusive um Sr. Mateus Moreira, que teve, ainda vivo, o coração arrancado pelas costas.
Os mártires foram denominados de protomártires, por terem sido os primeiros mártires com conotação religiosa no Brasil.
Foi iniciado um processo de beatificação, e em 1998 o papa Paulo II reconheceu o martítio de 30 brasileiros. em 5 de março de 2007 houve a cerimônia de beatificação no Vaticano, presidida pelo Papa e concelebrada e acompanhada por religiosos e fiéis brasileiros, inclusive o bispo de Natal.
Há muitos artigos na Internet sobre o fato, mas para quem se interessar recomendo dois, bastando clicar nos links abaixo para acessar:

http://www.pime.org.br/missaojovem/mjhistbrasilprimeiros.htm
http://www.arquidiocesedenatal.org.br/Martires.htm

Promessa cumprida, posso ir dormir em paz.
Abraços...Marcelo

This page is powered by Blogger. Isn't yours?